sábado, 17 de agosto de 2013

Apostolo Paulo, tão atual quanto na época em que escreveu as epístolas

Introdução

Amanhã iremos estudar na escola dominical uma lição que fala sobre a atualidade dos ensinos de Paulo, por isso aconselho que antes de ler as linhas seguintes, abra a sua bíblia e leia Filipenses 3.1-10 para não ficar meio perdido no assunto.

Contentamento em Deus 

Sabe aquela sensação de felicidade plena? Aquela alegria que você não sabe de onde vem mesmo quando as coisas não estão indo muito bem? Pois é! Era dela que Paulo estava falando logo no primeiro versículo do texto bíblico indicado. Ele estava dizendo para as pessoas que se alegrassem sempre em Deus apesar das intempéries da vida. Ai você me pergunta: “E como é possível manter a calma e a alegria de viver diante de tantas coisas ruins que me acontecem?” A resposta é simples! Não é você quem faz, é a pessoa do Espírito Santo. É Ele quem gera esse sentimento em nós, o que precisamos fazer é apenas buscar a sua presença.

Cuidado com os inimigos

Quando falamos em inimigos, logo nos vem a mente aquelas pessoas que fazem de tudo para infernizar a nossa vida como o vizinho que costuma varrer o lixo para a nossa porta; o colega de trabalho que luta com todas as forças para conseguir tomar o nosso lugar; aquele parente sem noção que costuma lançar mão de nossas coisas sem permissão ou até mesmo aquele irmão santarrão que teima em nos lançar no inferno a cada escorregada doutrinária que damos. Mas o inimigo de que Paulo se refere em Filipenses são os falsos obreiros e ensinadores. Para ser mais claro, sabe aqueles pastores, padres, bispos, esse povo que se encontram a frente das igrejas? É desse povo que estou falando, mas dos falsos.

Paulo estava aconselhando as pessoas a terem cuidado com esse tipo de pessoa, que só esperam um vacilo dos lideres para disseminarem entre os cristãos ensinamentos heréticos e mentiroso. A esse tipo de gente, os quais chamava de cães, o apóstolo advertia a manter a guarda para que tais ensinamentos não provocassem o esfriamento espiritual.

Se o nosso alvo é ir morar no céu com Deus devemos ter cuidado com o que tomamos como regra de fé e prática. Tem muita gente por ai dizendo que todos os caminhos levam a Deus, sendo que isso é inverídico, pois não é preciso ser um profundo estudioso para saber que cada caminho leva a um lugar e que para o céu o caminho é Jesus. Dai você poderá perguntar: "Como eu vou saber se o que meus lideres estão me ensinando é verdadeiro? 
1ª Dica - Leia a Bíblia e compare com suas verdades absolutas!
2ª Dica - Peça orientação sempre ao Espírito Santo.

Conclusão

O apostolo Paulo ou São Paulo como alguns gostam de chama-lo estava ensinando aos cristãos em Filipenses que confiar plenamente em Cristo garantiria a alegria de viver. Paulo também ensinou aquele povo que as leis do antigo testamento eram importantes assim como seus rituais, porém a obediência cega a tais leis e ordem não garantiria a salvação de ninguém. Na verdade, para Paulo o que contava e o que nos leva realmente a salvação é o relacionamento com Jesus Cristo. Agora me respondam, estamos ou não estamos precisando desses ensinamentos nos dias de hoje?
   

Nenhum comentário :

Postar um comentário