domingo, 28 de setembro de 2014

Dinâmica: A Viagem

Essa dinâmica é muito boa. Sempre uso elas em minhas aulas e encontro de estudo. Ótima para falar sobre as prioridades da nossa vida. Não sei qual foi o autor, só sei que me auxilia muito. Vamos a ela?

Objetivo: Definir prioridades pessoais 

Material: Papel e caneta para cada integrante. 

Descrição: Começar fazendo a proposta, vamos fazer uma longa viagem, sem previsão de retorno, cada um deve listar apenas 5 coisas essenciais para levar, essa será nossa bagagem. 

Essa será nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, uma longa jornada. 

Com a bagagem em mãos e saindo de casa temos nossa primeira dificuldade: nem toda ela cabe no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar uma. Qual delas seria? 

Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual foi abandonada? 

Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a correr atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outra bagagem, ficando com duas. Qual ficou para trás? 

Após um caminho tortuoso até chegada ao nosso destino, nos deparamos com a alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual deixamos? Qual a bagagem nunca abandonamos? 

Para refletir: 

Qual hora foi mais difícil para abandonar alguma coisa? 

O que me motiva durante as dificuldades? 

Qual a coisa mais importante na minha vida hoje? Meu filho estava entre as 5 coisas? Ser pai e mãe é uma responsabilidade muito grande, mas que já assumi, não posso me eximir dela, é necessário abrir mão de muitas outras coisas para desempenhar bem esse papel, e é preciso refletir muito sobre que valores quero transmitir a meu filho para determinar os rumos desta viagem...

Nenhum comentário :

Postar um comentário