terça-feira, 24 de março de 2015

Sala de aula e os recursos de áudio - Mais uma ferramenta a favor da educação

Como a maioria dos professores, digo isso me referindo aos que querem desenvolver um bom trabalho em sala de aula, estou sempre buscando novos recursos e alternativas para melhorar e dinamizar as atividades com os alunos e os recursos de áudio se constitui em excelentes ferramentas para auxiliar nesse processo de ensino aprendizagem, pois atrai e muito a tenção dos estudantes. Sempre usei pouco ou quase nada desses recursos, talvez pelo fato de desconhecer ou conhecer apenas superficialmente tais ferramentas, porém esse ano, pretendo lançar mão desses recursos em minha sala de aula por alguns motivos.

Em primeiro lugar, é muito difícil, principalmente para quem leciona no ensino fundamental maior encontrar um adolescente ou pré-adolescente que não conheça ou utilize alguma ferramenta de áudio, como por, exemplo o Soundcloud, plataforma que serve para publicar arquivos de áudio na internet e que, inclusive pode ser aberto utilizando a conta do próprio facebook e que através deles os estudantes podem trocar comentários, curtir e compartilhar os podcasts dos amigos. Creio que a escola não pode e nem deve ficar de fora dessas inovações e o professor deve estar inseridos nesse contexto. Na verdade, creio que deveria vir da própria escola essas novidade para a vida dos jovens. Antes mesmo de começar a cursar mídias eu já utilizava essa ferramenta para repassar estudos que ministro através do blog. 

Creio que seja necessária a utilização de tais ferramentas por auxiliar no desenvolvimento cognitivo. Aprender por intermédio da tecnologia apoia no processo de reflexão e da construção do conhecimento, pois se trata de ferramentas cognitivas. Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem. (JONASSEN 1996).

Creio que a utilização das ferramentas de áudio possibilita a criação de novos métodos de transmissão de conhecimento, desenvolve a capacidade dos alunos em sua formação profissional preparando-o para o futuro mercado de trabalho, afinal de contas não se admite mais um funcionário que não domine as principais mídias.

Defendo o uso desses recursos também pelo fato dos mesmos tornarem as aulas mais ricas. Sou consciente de que o uso desses meios e equipamentos de áudio levam os alunos a explorarem e criarem formas para que, tanto nós professores quanto os alunos saiam beneficiados. Recursos como projetores de vídeos, equipamentos de áudio e principalmente a internet são ferramentas indispensáveis em uma escola. 

O texto “RÁDIO WEB & PODCAST: CONCEITOS E APLICAÇÕES NO CIBERESPAÇO EDUCATIVO” trouxe vários esclarecimentos sobre as principais ferramentas de áudio que já estão sendo utilizadas por escolas e universidades que são as rádios e os podcast. Através da leitura tomei conhecimento dos principais elementos que compõe a Rádio Web que são: interatividade atrelada a vídeos, áudio e textos virtuais. Munidos dessas informações qualquer um professor já poderá dar início a sua própria rádio ou da sua escola. 

O texto também lança luz e dissipa algumas dúvidas com relação ao podcast que por ventura possa ter ficado durante o ensino da matéria. O autor deixa claro que esse recurso nada mais é do que todo o processo de produção de material digital que tenha publicação e distribuição na rede mundial de computadores e que também ofereçam uma possibilidade de download. O interessante é que essa informação esclarece para muitos professores, inclusive esse que vos escreve que já lançava mão sobre esse recurso mesmo sem saberem que estavam fazendo isso. Esse recurso, antes de mais nada possibilita que seus utilizadores possam ter a liberdade de escolherem suas programações e os horários de acessarem seus conteúdos.

Observamos no texto também que apesar de semelhantes, esses recursos possuem características distintas, se complementam apenas no que diz respeito a interatividade mostrando para as pessoas uma nova maneira de receberem e transmitirem informações. O texto também nos mostra que através de tais recursos o professor poderá divulgar seus trabalhos, indicar leituras, inserir fóruns de debate sobre os mais variados temas, repassar suas notas para os alunos, divulgar eventos, etc, como também armazenar suas aulas para que seus alunos possam ter acesso a elas sempre que precisar, além das já famosas e conhecidas formas de comunicação como twitter, facebook, blogs, e etc. 

O texto também nos mostra que as escolas poderão através das rádios web fornecerem programas educomunicativos com diferentes temas por intermédio dos Podcasat. O trabalho com esse tipo de ferramenta em especial possibilita ao professor a produção de material em conjunto ou individualmente, gerando informação, comunicação e entretenimento estimulando o aprendizado de diversas maneiras. 

Por fim, podemos ver através desse artigo que tanto a Rádio Web quanto o Podcast auxilia na popularização da informação, educação e socialização da cultura e o melhor, todo esse material disponibilizado por essa ferramenta poderá ser visto a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo, fazendo com que a educação se torne mais dinâmica e atrativa.

REFERÊNCIAS 

JONASSEN, D. (1996), "Using Mindtools to Develop Critical Thinking and Foster Collaborationin Schoolas - Columbus 

VALENTE, José Armando. "Informática na educação: a prática e a formação do professor". In: Anais do IX ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), Águas de Lindóia,1998p. 1-1

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