segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Jovem - Agente de transformação

Em nossos dias, nunca se viu tantos estudos, pesquisas e teorias que buscam entender a cabeça dessa juventude. A mídia tem investido pesado em novelas, folhetins, propagandas e filmes que tentam mostrar esse universo complicado que dizem ser a cabeça de um jovem. O engraçado é que esse emaranhado de conhecimento humano não tem freado o crescimento acelerado de uma juventude indiciplinada, rebelde, desobedientes a pai e mãe,  descompromissada com o futuro. Que não respeita o patrimônio público,  desonram seus professores e ridicularizam seus líderes religiosos. 

O que mais ouvimos são adultos alegando que em seu tempo de juventude a coisa não corria tão frouxa. Que a única vara da criança e do adolescente que havia era uma catada no mato para exemplar os filhos quando precisasse. Que em seu tempo de criança os filhos apanhavam, não tinha celulares, Internet, tablets e nem por isso desenvolviam traumas. Palavra de pai era lei e a mãe era a psicóloga do lar. Mas os tempos mudaram pais e essas mudanças não vão parar sabem por quê? O mundo jaz no maligno!

O nosso sistema infelizmente tem gerado homens e mulheres corruptos, amantes de si mesmos, políticos que só servem para elaborarem leis que destroem as famílias,  tiram o direito dos pais de educarem seus filhos, descaracterizam o ser humano, tiram o direito de quem tem para dar a quem não tem. Sistema que não avalia o ser humano pelo seu valor social, cultural ou espiritual, mas pelo poder aquisitivo! Quem tem dinheiro é quem tem vez. 

Se formos parar para dar uma olhada nas grandes transformações sociais logo perceberemos que a juventude tem um papel preponderante nisso! Os jovens são temidos porque carregam a força capaz de mudar o mundo, por essa razão são os mais atacados nas escolas, no trabalho e nas igrejas. Por isso é que o diabo tem investido pesado na juventude para destruir. Aí você pode se perguntar: como poderei me manter puro em uma sociedade corrompida? Aí vai uma boa notícia; Jesus também já foi jovem.

O nosso Deus quando esteve aqui passou por essa fase tão complicada da vida e não se perdeu. José foi extrangeiro no Egito e mesmo assim conseguiu se manter puro. Daniel era um jovem de oração. Sadraque, Mesaque e Abdinego preferiram queimar a serem idolatras. Ester foi rainha ainda jovem e no tempo certo arriscou a vida para salvar o povo de Deus. Timóteo não deixou que a sua juventude o impedisse de ser pastor de igreja e você? Diante de tantos exemplos bíblicos ainda vai se deixar levar pelos presentes oferecidos nesse século ou vai permitir que Deus o torne um agente de mudanças em uma geração corrompida? A bíblia nos mostra o caminho, basta apenas o jovem trilhar por ele. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário