segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Leia mais - Leia o que importa - Leia o que te fará crescer

Na hora do intervalo entre uma aula e outra, quando não tenho nada pra conversar com alguém interessante, eu gosto de ler. Sempre carrego comigo algum livro para as horas de ociosidade. Costumo tornar o meu ócio produtivo! Em um desse dias, um colega professor se aproximou e traçou o seguinte comentário: "Não sei como você consegue ler sempre. É na rua, em casa, no trabalho, em fila de banco! Não sei como consegue! Pois eu entrei e sai da universidade e graças a Deus não precisei ler um livro!"

Fiquei abismado com a sua felicidade em relatar que fez um curso de licenciatura sem precisar ler um livro! Hoje atua na educação. Não é atoa que a educação do nosso país anda tão aquém do que deveria ser. Como formaremos leitores se os próprios educadores não gostam e nem praticam a leitura? Se veem vantagem no fato de não lerem um livro? Ta difícil!

O conhecimento é algo necessário para qualquer ser humano que deseja sair da mediocridade e ser um membro produtivo da sociedade. Creio que nunca tivemos uma geração tão alheia e alienada quanto a que temos hoje. São pessoas que leem muito, porém não o que é preciso e necessário. Já parou para pensar na quantidade de caracteres que carrega uma mensagem sua postada em uma rede social? Já analisou quantas palavras ler por dia no whatsapp? Se fosse revertida em livros didáticos ou paradidáticos, quanto conhecimento seria adquirido!

E a bíblia? Muitos dizem que não conseguem fazer sua leitura completa devido o tamanho, afinal de contas são 66 livros. Mas e se eu disser a você que com menos tempo diário dedicado as redes sociais, você leria a bíblia completa mais de uma vez por ano! Diante disso chegamos a infeliz conclusão de que nós lemos, mas não o que deveria ser lido!

A Bíblia diz em João 8.32 "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Creio que esse versículo se encaixa em todos os sentidos de nossa vida. Só a verdade pode nos libertar do carcere da ignorância. Só a leitura de bons livros, bons autores poderá nos fazer mais críticos e produtivos. Só a leitura da Bíblia poderá nos libertar de uma vida de pecados e separação de Deus.

Nesse ano leia mais - leia o que importa - leia o que te fará crescer.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário