domingo, 3 de janeiro de 2016

O Uso de Jóias pelos Cristãos - Grupo de Estudo Cartas de Deus - CARTA 1 - 2016

Patu, 02 de janeiro de 2016 

Meu amado irmão (a)
Que a paz do Senhor Jesus Cristo
Esteja reinando em sua vida.

O motivo dessa primeira carta de 2016 é para dar um resumo de tudo o que estudamos no encontro passado. Também para deixar os irmãos que não puderam estar presentes (Inclusive os participantes de outras cidades) a par do tema abordado que foi “O USO DE JÓIAS PELOS CRISTÃOS”. Como o líder do grupo de estudo, estudei a fundo o conteúdo, marquei algumas passagens bíblicas, fiz algumas anotações e irei passar para vocês através desse periódico.

Bem, quero deixar claro que não estou colocando a minha opinião sobre o assunto, apenas exponho o que a Bíblia diz, pois o nosso objetivo é deixar que a palavra de Deus nos molde a sua imagem e não nos conformarmos com esse mundo. Então vamos ao nosso estudo. Para entender melhor o conteúdo, aconselho que pegue a sua bíblia e vá conferindo as passagens aqui citadas. Em primeiro lugar devemos entender que em nenhum lugar na Bíblia Deus manda que as mulheres usem algum tipo de “Joias”. Em Juízes 8.22-24 vemos que o costume de usar joias eram dos outros povos e não do povo de Deus. Está claro na passagem quando diz que “os Ismaelitas usavam brincos porque era um costume deles”. Em Levíticos 19.28 o povo de Deus mais uma vez é aconselhado a não fazerem buracos nem marcas em sua pele por vivos, por mortos e porque não dizer também por vaidade? Se brincos, pulseiras e colares são permitido porque então o piercing no umbigo ou na sobrancelha não são? Seria o umbigo mais santo que a orelha? A verdade é que Deus não nos fez com furos nem marcas.

Nas passagens de Isaias 3.16–21 vemos que o povo estava em apostasia e quando vinha o arrependimento eles sempre se desfaziam de suas joias e adereços, fato confirmado em Gêneses 35.1-4, Êxodo 33.3-6. O que a Bíblia deixa claro sobre isso é que os pagãos tinham o costume de usarem joias e adereços, o povo de Deus não.

Muitos meus amados poderão dizer que isso é coisa do antigo testamento e que estamos numa nova aliança, mas isso não é bem verdade. Para comprovar isso trago até vós as passagens de 1Timóteo 2.9, 1Pedro 3.3 e 1Coríntios onde o Senhor aconselha através dos apóstolos às mulheres se trajarem de forma simples e prudentes fugindo dos enfeites e brilhos. Ai você pode pensar “E Deus não só quer o nosso coração?” Essa se constitui numa meia verdade, pois em 1Coríntios 4.9 diz que somos postos como espetáculos para o mundo. Os olhos do planeta estão sobre nós, os cristãos. Eles não podem ver o nosso coração, por isso a nossa aparência tem que refletir a nossa essência! A nossa aparência mostra quem realmente somos. Meus queridos não estamos fazendo diferença no mundo porque estamos cada vez mais parecidos com ele. Se a Bíblia em lugar nenhum aprova o uso de joias, por que então usarmos?

Outra passagem Bíblia que desmancha essa teoria de que “Deus só quer o nosso coração” está em Mateus 21.18-19. Quando Jesus teve fome, viu uma figueira ao longe, como estava com fome foi até ela e não encontrou fruto algum. Ele a amaldiçoou e ela secou-se no mesmo instante. Ele fez isso por três razões: 1 – Não supriu sua fome, 2 – Aparentava dar frutos, 3 – Não tinha frutos. Meu querido havia uma discrepância entre aparência e essência e isso não pode haver com o cristão.

Quero deixar claro um ponto importante nesse estudo. Existe uma diferença entre joia funcional e ornamental. Por exemplo: Um relógio é uma joia funcional assim como uma aliança de casamento por que tem uma funcionalidade para elas, já não podemos dizer o mesmo de um par de brincos. Meus queridos termino essa carta dizendo que o Cristianismo exige entrega total de tudo que somos e que temos a Deus. O que importa não é “O que eu acho”, mas “O que a Bíblia diz sobre isso”.

Um forte abraço e não esqueçam: Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. 2 Coríntios 3:2


Um forte abraço e continue na presença de Deus. 
Dc. Claudio Rosa 
Líder do grupo

Nenhum comentário :

Postar um comentário